quarta-feira, 6 de março de 2013

Dieta, Perder peso, perder gordura.



Como prometi no post anterior, vou falar um pouco sobre dieta, perder peso e perder gordura. Foi o que aconteceu comigo nas primeiras semanas de dieta, onde me empolguei cortando o carboidrato de algumas refeições e acabei perdendo peso e nada de gordura.

Eu particularmente comecei a entender melhor agora (nunca é tarde, né?) que dieta é uma coisa, perder peso é outra e perder gordura é outra coisa também.
Por isso que super indico orientação nutricional, pois aprendemos bastaaante coisa, entre vários endócrinos que já passei, remédios que tomei e  dietas malucas que segui, ser avaliada por uma nutricionista foi a melhor coisa que já fiz.

Vamos lá......

O que é DIETA para você?! Muitas pessoas escutam essa palavra e já se assustam, já acham um terror, passar fome, ficar sem comer, etc.
Procurando sobre o significado desta palavra encontramos:

“ Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra "dieta" está associado a uma forma de conter o peso e/ou manter a saúde em boas condições.”

Dieta nada mais é do que um “estilo de vida”,  cada um cria o seu estilo de vida que se adéqüe a sua pessoa. Claro que as vezes passamos uma certa vontade de comer alguns alimentos ao longo da dieta , mas aí cabe a cada pessoa seguir ou não seu “estilo de vida” a sério!! Rsrsrs...
E se estiver passando muitaa fome, melhor rever o tipo de dieta que está fazendo pois deve estar faltando alguns nutriente em seu programa nutricional.

E  PERDER PESO????!!!

Quando se pensa em perder peso a primeira coisa que vem na cabeça é cortar os carboidratos (por isso a loka aqui parou de comer carbo no almoço!) o que é completamente ERRADO!!!
O que acontece??!!!
Nosso corpo é constituído de 70% de água, por isso quando restringimos o carboidrato de nossa dieta perdemos peso, pois quando você restringe suas fontes de carboidratos o organismo utiliza suas reservas de energia para suprir suas necessidades. Essas reservas consistem dos estoques de gordura e de carboidrato, mas a maior parte do carboidrato, armazenado na forma de glicogênio hepático e muscular, e com a restrição desses, as reservas esgotam-se em poucos dias, já que 1 grama de glicogênio é armazenado com três gramas de água, logo perdemos peso rapidinho!!!
Maaaaasssssss.......quando você volta a se alimentar normalmente, (porque eu sou uma que não agüenta ficar sem carbo por muito tempo) a gordinha ou o gordinho feliz que viu os ponteiros da balança despencar, rapidamente verá os ponteiros  subir!!
Eu particularmente sempre fiz “regime” e perdi somente peso mesmo,  me entupia de remédios onde não tinha fome nenhuma, passava o dia inteiro com apenas o café preto no estômago!! E sedentária ao máximo, não tinha força para fazer nenhum tipo de exercício mesmo..kkkk!!  Juro!! Aff...loucura!!

AGORA O MAIS DIFÍCIL:

- PERDER GORDURA

Difícil porque simplesmente  para perder gordura deve existir um equilíbrio entre:
- o que você come;
- qual horário você come e qual tipo de alimento em cada horário;
-o que você consome (de energia),
-o que vc gasta de energia;
-etc....
Para tudo isso, claro, precisamos contar com ajuda de profissionais (nutricionista e treinador) para analisar seus hábitos, sua rotina, a demanda que ela gera, descanso, os momentos em que você mais necessita de determinados nutrientes, etc...


Ufa...deu pra entender mais ou menos?! Eu li este texto (X-Neumann) e achei ele fácil de entender, e mudando um pouquinho as palavras postei aqui para vocês!!

Agora a escolha é de vocês!! Eu já fiz a minha, ainda tenho um loongo caminho pela frente, muita coisa para aprender, muito o que comer, muito o que correr!!

Prejudicar minha saúde??!! Não mais!!!

Beijinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics